terça-feira, 1 de outubro de 2013

Audiência pública sobre a segurança pública de São Miguel do Gostoso


Por iniciativa da Câmara Municipal e da Prefeitura de São Miguel do Gostoso/RN, foi realizada, na última quinta feira, dia 26 de setembro, no centro de múltiplo uso, uma audiência pública sobre a segurança pública do município.

Cerca de 200 pessoas participaram da audiência, entre elas comerciantes, empresários e moradores, os quais puderam acompanhar as propostas para a melhoria da segurança municipal.

Entre os convidados, compareceram a presidente da câmara municipal de São Miguel do Gostoso, Francisca Pinheiro, a prefeita do município, Fafá Dantas, o vice-presidente da AE Gostoso, Leonardo Godoi, o subtenente J. Edson, o agente da polícia civil Coutinho, o delegado da polícia civil Leonardo Moura, além do Cel. PM Freitas, Major PM Josemario, Cel. PM Marcondes, Cel. PM Lenildo, o Deputado Estadual, Hermano Morais, e todos os vereadores que compõem o legislativo municipal.

Logo no início da sessão, a prefeita do município falou a respeito da responsabilidade pelo provimento da segurança pública, afirmando que, não obstante seja do governo estadual a obrigação de bem estruturar as polícias e oferecer aos municípios o necessário à manutenção da ordem, "a segurança pública, como um instituto complexo, diz respeito a todas as esferas da administração pública, inclusive ao município, assim como conta com a colaboração da sociedade civil para que as ações implementadas surtam efeitos". Afirmou a prefeita que o município tem implementado ações que auxiliam o combate à criminalidade, como a urbanização e iluminação da cidade, atenção especial às áreas periféricas e mais carentes, investimento em lazer e cultura, além de ter firmado convênio com a secretaria estadual de segurança pública para custear algumas despesas do serviço policial que é prestado no município. Lembrou também a chefe do executivo que a prefeitura municipal viabilizou a vinda da polícia civil para o município. 

Por fim, Fafá Dantas falou do projeto de monitoramento por câmeras que intenciona implantar no município, o qual foi detalhado pelo Coronel Marcondes logo em seguida. Inicialmente seriam instaladas 16 câmeras, distribuídas em áreas estratégicas, mas o sistema terá capacidade para comportar até 32 câmeras. Com a implantação do monitoramento, assim como em outras cidades que já utilizam este tipo de tecnologia e que já tiveram resultados satisfatórios, o poder executivo, assim como toda população esperam que a taxa de criminalidade venha a cair, já que todas as movimentações suspeitas serão monitoras e registradas 24h por uma central, que será instalada inicialmente no posto policial do município e trabalhará em conjunto com a polícia militar.

Além do projeto de instalação de câmeras para monitoramento eletrônico, a audiência pública surtiu outros efeitos: o comando da Polícia Militar da região, que fica localizado em João Câmara/RN, prometeu deslocar mais um policial para aumentar o destacamento militar da cidade; o Coronel PM Francisco Canindé de Freitas, comandante da Polícia Rodoviária do RN, prometeu o envio de policiais à cidade – três ou quatro vezes por semana – para fiscalizar o trânsito local.

Sem dúvidas, tais reforços serão de grande ajuda, já que São Miguel do Gostoso conta apenas com um agente da polícia civil e poucos policiais militares. Os maiores problemas relatados pelos policiais são a falta de combustível, viaturas quebradas e, principalmente, a falta de efetivo.

Com a palavra, o Deputado Estadual Hermano Morais informou que o Diretor do DER, Demétrios Torres, garantiu que as obras de recapeamento da rodovia RN-221, de acesso à BR-101, iniciarão dia 10 de outubro e serão concluídas antes do final do ano. Aproveitou, ainda, para dizer que apoia a população de São Miguel do Gostoso na luta pela correta delimitação dos limites territoriais do município.

Os vereadores reafirmaram sua luta pela segurança do município e convidaram a população a comparecer com mais frequência às sessões ordinárias da câmara, ocasiões em que diversos assuntos relevantes são discutidos e votados. 

Por fim, a presidente da Câmara Municipal, Francisca Pinheiro, agradeceu a presença de todos e disse estar muito satisfeita por ter conseguido realizar com sucesso a audiência pública sobre segurança. Para a presidente, é necessário que toda a população se una aos poderes municipais a fim de que o objetivo maior da audiência, qual seja tornar São Miguel do Gostoso um município cada vez mais seguro e gostoso de se viver.


Fotos: André Correia












Nenhum comentário:

Postar um comentário